Customização Epiphone Standard


Olá, hoje vamos mostrar o resultado de um trabalho de customização, da pintura dessa guitarra Epiphone Les Paul Standard.
O instrumento pertence ao guitarrista da Banda Wolf Machine, Diego Bambirra. 
O Diego nos procurou com essa guitarra aqui da foto abaixo 

Ele queria mudar completamente a pintura da guitarra, e nos trouxe uma foto do modelo de pintura que gostaria de pintar

Olha ai a foto que ele nos trouxe:

Essa guitarra da foto acima, trata-se de um modelo especial de aniversário da Gibson Les Paul Flood

Essa pintura pode ser feita de algumas formas diferentes, mas nós optamos por fazer, utilizando um efeito que se chama Marblizer.

O Marblizer é um tipo de “tinta” se assim podemos dizer, que é vendida pela House of Kolor. A empresa americana é especialista em vender produtos especiais para customização de pinturas.

Como a guitarra do Diego era toda preta, tivemos que remover toda a tinta e voltar a guitarra toda na madeira, preparar o lixamento, selar os poros, preparar o fundo e só depois desse trabalhão todo começamos a pintar a guitarra de verdade.

Para se obter o efeito do marblizer, funciona da seguinte forma: 

As partes mais claras da pintura são efetivamente a tinta do efeito. As partes mais escuras são a tinta de preparação do fundo.

Então depois que removemos toda a tinta, pintamos novamente o tampo da Les Paul de preto, para fazer a interação do fundo com o efeito Marblizer.

Aplicamos o Marblizer por cima do preto e é aí que o efeito acontece. O marblizer, demora para secar quando aplicado e assim a tinta fica maleável. Com a ajuda de um plástico mais fino, nos conseguimos moldar essa tinta, que está maleável e os efeitos começam a aparecer.

Como o Marblizer que utilizamos é esbranquiçado, não dá pra ver muita coisa quando se aplica ele, porém logo após secar ao toque, utilizamos um tingidor candy preparado de uma cor azul bem claro e aplicamos na guitarra para, tanto para definir o efeito e também já ir preparando a cor.

Olha aí a foto logo depois de ter feito o efeito.

Após esse trabalho, fomos para a parte do acerto final da cor e ai além de mais camada de azul claro, também utilizamos um azul mais escuro para fazer o escurecimento da lateral e também essa cor azul mais escura da lateral foi usada no restante do corpo e parte traseira do braço.

Olha ai o resultado abaixo.

Por último mas não menos importante, é a hora do verniz! Abaixo na foto, já da pra ver a guitarra com algumas camadas já aplicadas e sendo finalizada as últimas demãos.

 

E depois desse trabalhão todo, ainda tem o tempo de secagem do verniz. Aqui gostamos de deixar pelo menos 10 dias para secagem.

Esse tempo é dado pelo seguinte, o verniz seca e já está apto para polir em 24 horas, porém pode não parecer, mas se você faz o polimento logo essas 24 horas, na hora que você termina fica até bom, mas passado alguns dias o verniz começa a assentar definitivamente na peça aplicada, e aí ele pode ficar cheio de marcas. 

Por isso um prazo de 10 dias no mínimo para secagem é importante.

Logo após esse prazo, fizemos o polimento e a guitarra seguiu para montagem.

Os captadores dela foram trocados e colocamos os famosos EMG 81 e 85, trocamos as molduras, os knobs, polimos os trastes, trocamos a pestana e regulamos!

E está ai a guitarra finalizada!

E ela já foi pro Show!

 

Sigam o instagram da banda – https://www.instagram.com/bandawolfmachine1933/

E se você curtiu e quer fazer uma customização no seu instrumento também, nos procure, e compartilhe com seus amigos!

Henrique Luthier é uma luthieria em BH, situada na rua Professor Morais numero 43 savassi. 

Um Grande Abraço e até o próximo post!