O Luthier


“Me chamo Henrique Utsch, mais conhecido como Henrique Luthier de BH-MG e minha história com a luthieria começou bem cedo, mesmo antes de saber tocar e consertar qualquer instrumento!”

Lembro de minha infância onde desmontava meus brinquedos para saber como funcionavam. Lembro de quando meu pai me deu meu primeiro kit de ferramentas ainda criança, provavelmente o “brinquedo” mais importante que já ganhei e que guardo na memória ate hoje!

Adorava consertar pequenos defeitos e problemas de qualquer objeto em minha casa.

A paixão pela música e pelo rock me levou aos primeiros estudos em um violão emprestado por meu avô, um Giannini antigo anterior a 1950, que não estava em boas condições, mas funcionava mesmo assim.

Me matriculei em escolas de músicas, toquei por um tempo e acabei me interessando por um curso de bateria, que se valeu por um bom tempo,até conhecer a guitarra elétrica aos 14 anos, minha paixão incondicional!

“A vontade de tocar e os constantes defeitos que se apresentavam em minha primeira guitarra, me levaram a conhecer a profissão de Luthier. Sempre que ocorria qualquer problema em minha guitarra, precisava procurar um luthier em minha cidade, algo difícil de se achar e muitas vezes o serviço prestado não era satisfatório.”

Como sempre gostei de montar e desmontar minhas coisas, comecei a tentar resolver os problemas de meus instrumentos. A necessidade de conhecimento especifico e as informações incoerentes que existiam em veículos como internet e livros, me levaram a procurar por um curso no ramo.

Descobri depois de muitas pesquisas um curso em São Paulo, uma escola de Luthieria chamada B&H escola de luthieria, que mantinha uma turma para pessoas que vinham de outros estados, um curso intensivo, ao qual era preciso viajar uma vez por mês e passar um dia inteiro estudando o assunto e retornar no mês seguinte para os seguintes módulos.

Foi o que eu fiz por quase 2 anos viajava de ônibus, saia a noite de minha cidade, dormia no próprio ônibus, chegava em São Paulo de madrugada, esperava a escola abrir, estudava o dia inteiro até a noite, e retornava no mesmo dia de ônibus, pra chegar em minha cidade no outro dia de madrugada!

Durante esse tempo aprendi a fazer as manutenções necessárias e a construir guitarras.

Foi ai que comecei a consertar minha guitarra e instrumentos de amigos, que passavam por problemas similares aos meus.

Meus amigos gostavam do serviço e indicavam meu nome a outros amigos e fui fazendo pequenas manutenções e aprendendo mais sobre a arte da luthieria, até o dia que comecei a trabalhar em uma loja de musica.

Os constantes defeitos apresentados por instrumentos novos que ainda não tinham nem sido vendidos, me abriram a cabeça para um ramo que poderia ser muito interessante mediante ao conhecimento que havia adquirido em meus estudos.

Comecei a trabalhar por conta própria e fundei uma empresa no ramo focada em assistência técnica.

Devido a necessidade de aprimorar meus conhecimentos em certos tipos de serviços, conheci o Luthier Vergilio Lima que estava abrindo seu atelier para aqueles que quisessem aprender a profissão.

Consegui reunir todo meu conhecimento já adquirido, ao fino trato que o Luthier Vergilio tinha com seu serviço, e foi ai que me senti Luthier de verdade pela primeira vez.

Fabriquei minha primeira guitarra e meu primeiro violão e percebi que eram muito superiores a qualquer outro instrumento comum vendidos em lojas de musica em geral.

Esse foi o inicio de minha jornada nesse ramo, e pra complementar ainda estudei eletrônica básica e pintura, mecânica, mecatrônica. Depois de consertar mais de 10 mil instrumentos musicais, decidi que era a hora de fazer algo realmente que explorasse meu conhecimento ao máximo. Foi ai que decidi fundar meu novo atelier focado em fabricação restauração e customização de instrumentos musicais, com uma estrutura de alto nível, conforto aos clientes e um ambiente de trabalho sério.

Espero realizar um trabalho duradouro, focado no lado artístico, não esquecendo da técnica, e da responsabilidade de prestar serviços em alto nível.

Essa é minha busca e meu lema!

Henrique luthier – A arte aliada a técnica!
Venha conferir nossos produtos e serviços!