Papo Técnico // Henrique Luthier – Polimento, limpeza e lustre de instrumentos musicais.


Olá pessoal!

Hoje o assunto é, limpeza e polimento de instrumentos.

Primeiramente gostaria de explicar a diferença entre os dois:

Tem gente que acha que limpar o instrumento, é pegar uma cera de polimento automotivo e esfregar no verniz, ou até pior, usar massa de polir para fazer esse processo de limpeza e lustre.

Isso não é indicado a se fazer, pois, por mais que a cera de polimento possa deixar o instrumento mais brilhante e com a cara mais limpa, ela acaba por arranhar a camada mais superficial de verniz, e com o tempo deixa a superfície mais porosa, o que faz com que a sujeira passe a aderir com mais facilidade ao instrumento no futuro.

É comum instrumentos novos em pouco tempo ficarem cheio de arranhões por causa desse erro.

Veja o vídeo abaixo, onde explico mais sobre essa diferença!

 

Como falei no vídeo, o ideal é utilizar um produto desengordurante, que no caso do instrumento brilhante pode ser um limpador, lustrador.

No instrumento fosco, de forma alguma você poderá utilizar esse tipo de produto de polimento, apenas o produto desengordurante, ou apenas limpador é indicado para tal fim.

E caso você queira remover riscos e etc, aí sim serão necessários produtos de polimento específicos, com granulações diferentes e com o seguimento correto de cada etapa até se atingir o resultado desejado!

Outra coisa bastante a se considerar, é o tipo de base do produto e do verniz que está utilizando, pois alguns vernizes são incompatíveis com alguns produtos de polimento e limpeza, e você poderá ter problemas se utilizar esses produtos de forma errada.

Caso tenha interesse em saber mais como conservar seu instrumento musical acesse esse outro post nosso que tem mais informações valiosas para manter seus instrumentos em dia.

Como limpar e conservar seu instrumento musical

E por hoje é só.

Um grande abraço do Henrique Luthier